SEO PARA BLOG: O GUIA PARA INICIANTES

SEO PARA BLOG: O GUIA PARA INICIANTES

O Guia para iniciantes de SEO PARA BLOG veio para te ajudar, de forma simples e direta, o que você precisa para otimizar seus posts e blog nas primeiras paginas dos buscadores! 

Antes de mais nada, SEO nada mais é que a abreviatura de search engine optimization (otimização de mecanismos de pesquisa). O que  significa 'tornar o seu blog e os respectivos conteúdos bons para os mecanismos de pesquisa'.

Existem dois tipos de SEO para Blog:

  • ON PAGE
  • OFF PAGE

Por isso, você vai querer ter certeza de que o seu SEO ON PAGE e OFF PAGE estão em ordem se quiser que o seu blog comece a ter uma boa classificação em motores de busca como Google, Bing e mais.

O QUE TEM QUE TER NO SEO DA "ON PAGE"?

SEO "ON PAGE" é a otimização que acontece com o conteúdo visto nas páginas do seu blog. Como:

  • URL
  • Título da página
  • Meta Descrição
  • Texto
  • Imagens
  • Formatação de conteúdo
  • Velocidade do site

O QUE TEM QUE TER NO SEO DA "OFF PAGE"?

SEO OFF PAGE é a otimização do mecanismo de pesquisa que ocorre fora do seu site e indica a qualidade do seu site para mecanismos de pesquisa como o Google.

Portanto, quando outros sites vistos como 'fontes confiáveis' pelos mecanismos de pesquisa direcionam para o conteúdo do seu site, esses links enviam sinais, para o seu site de que ele também é de boa qualidade e confiável.

É por isso que o link building é visto como uma estratégia de SEO fora da página. Mas atenção, pagar por esses links ou 'troca de links' é contra as regras do Google e pode impactar negativamente no seu site.

Hoje, vamos nos concentrar em SEO na página.


guia de seo para blog

COMO FAZER SEO PARA BLOG

O SEO on page para blog não é difícil quando você tem uma estratégia simples a seguir. Então se for feito bem, seu conteúdo começará a ser descoberto organicamente e gerará backlinks naturais, o que obviamente irá melhorar seu SEO off página.

PALAVRAS-CHAVE SÃO FUNDAMENTAIS

Palavras-chave são parte integrante do SEO ON PAGE e é assim que o conteúdo pode ser encontrado organicamente nos motores de busca. Mas o que é uma palavra-chave?

As palavras-chave são definições formadas por uma ou mais palavras. Pense nessas keywords, termo em inglês, como perguntas ou consultas, porque são dessa forma que as pessoas escrevem suas dúvidas nos buscadores.

Assim sendo, quando se pesquisa no Google, digitamos uma palavra (palavra-chave) ou uma série de palavras (palavra-chave de cauda longa) e são apresentados a páginas de resultados. Essas páginas são chamadas de SERPs - 'páginas de resultados de mecanismos de pesquisa'.

Aqui estão dois exemplos que daremos uma olhada:

  • SAIA (palavra-chave)
  • SAIA MIDI (palavra-chave de cauda longa)

Pense na versão de cauda longa como uma palavra-chave com modificadores. Acima, a palavra 'midi' facilitou o direcionamento.

Como resultado, esta é a aparência das páginas de resultados - a primeira é para "saia" e tem mais de 87 milhões de resultados. Isso é muita competição, certo? Observe o 'volume de pesquisa' logo ao lado da palavra-chave - média de 90.500 pesquisas por mês!


SEO PARA BLOG - PALAVRA CHAVE
 

E então aqui está o resultado da pesquisa por palavra-chave de cauda longa, 'saia midi'. Com apenas 1,4 milhão de resultados e uma pesquisa média de 9900 buscas mensais, esta é uma palavra-chave muito mais fácil de classificar em primeiro lugar no google.

SEO PARA BLOG - PALAVRA CHAVE CAUDA LONGA


KEYWORD RESEARCH

De fato o ideal é que, ao criar qualquer novo conteúdo no seu blog, você deseje começar com uma pesquisa básica de palavras-chave primeiro, como fizemos no exemplo acima.

Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave, você está procurando em qual palavra deve otimizar seu novo post ou página. O post acima foi otimizado para 'saia midi plissada' que tem um volume de pesquisa de 9900 por mês.

AVALIANDO UMA PALAVRA-CHAVE

Dessa forma, depois de decidir sobre um tópico que deseja testar e classificar, você precisa da palavra-chave base. Eu coloco isso no Google e tenho uma extensão de navegador chamada Palavras-chave em todos os lugares, que me fornece uma visão geral do volume de pesquisa mensal.

Sempre usei o Planejador de palavras-chave do Google , que me permitia visualizar o volume de pesquisas e a classificação da concorrência para qualquer palavra-chave. Mas depois descobri o Ubersuggest do Neil Patel, que é muito mais fácil para quem está começando, e posso dizer que aprendi muito mais nesse site.

ETAPA 1: FAÇA UMA PESQUISA BÁSICA PARA SUA PALAVRA-CHAVE

Usei a ferramenta de planejador de palavras-chave neste exemplo, mas você pode usar qualquer ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave para começar!

Eu fiz uma pesquisa por 'preset lightroom' ( minha palavra chave de outro site e obtive mais de 414 ideias de palavras-chave. Muitos deles não servem, mas eu acho três que são possíveis:

  • Preset lightroom (1k-10K, baixa competição)
  • Presets lightroom gratis (1k-10k, baixa competição)
  • Presets lightroom download (100-1k, baixa competição)

ETAPA 2: VÁ AO GOOGLE E PESQUISE

Gosto de comparar minhas palavras-chave escolhidas com os resultados regulares do Google para ver se tenho alguma chance de classificação, mas também para descobrir alguns outros ângulos de palavra-chave de cauda longa possíveis.

Estamos procurando a 'intenção do usuário' neste momento para ver se faz sentido direcionar essas palavras-chave.

A intenção do usuário é onde o Google pensa sobre o motivo pelo qual uma pergunta está sendo feita. 

Normalmente, os motivos são:

  • Para fazer algo (essas são definidas como consultas de transação)
  • Saber algo (onde o usuário está tentando aprender algo, consultas educacionais)
  • Ir a algum lugar (o pesquisador está procurando ativamente por um local ou site ou marca específica)

É importante olhar os resultados do Google para analisar a intenção do usuário antes de começar a escrever seu novo artigo, você economizará tempo mais tarde!

Aqui está o que eu obtenho com as ideias de palavras-chave acima:

  1. Preset Lightroom - os resultados são educacionais. O volume de pesquisa mostra 6600 por mês.
  2. Presets lightroom grátis - resultados semelhantes a 'marketing de nicho"', e como o mesmo volume de pesquisa 6600 por mês.
  3. Presets lightroom grátis para celular - o volume de pesquisas é de aproximadamente 2200 por mês, muito menos que os anteriores e mais direcionado.

ETAPA 3: AS PESSOAS TAMBÉM PERGUNTAM

Do mesmo modo, eu também dou uma olhada nas perguntas do tipo 'qual a dificuldade das pessoas' para ver se há um ângulo melhor que eu posso tomar. Ou no caso, informações essenciais que definitivamente deveriam ser incluídas em minhas palavras, na minha versão.

As perguntas que aparecem incluem:

  • Como instalar preset no Lightroom
  • Como baixar presets do Lightroom
  • O que é preset do Lightroom

Por fim, essas são ótimas perguntas que eu posso responder em meu post e que vão me ajudar a formatá-lo também!

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO OTIMIZADO DE SEO PARA BLOG

Você fez a pesquisa - que não deveria ter levado mais de 30 minutos, mas levou 3 horas! - e agora você está pronto para a ação!

PRODUZINDO O CONTEÚDO

Depois de saber A palavra-chave de cauda longa, a intenção do usuário e todas as possíveis perguntas frequentes, começo a produzir meu conteúdo.

Em primeiro lugar, certifico-me de que a palavra-chave de cauda longa está no meu título e no primeiro parágrafo da minha postagem.

Então, adiciono meus títulos para criar meu esboço. Usarei a tag H2 principal para eles, que dá ao Google uma pista sobre o tópico do conteúdo, e pelo menos uma conterá minha cauda longa ou palavra-chave e uma variação natural.

PREENCHENDO AS LACUNAS

Em seguida, escrevo o conteúdo que fica entre os cabeçalhos H2 e certifico-me de que a contagem mínima de palavras para todo o artigo seja superior a 1000. Se alguma seção ficar muito longa - minha linha de base tem 3 parágrafos - Eu crio cabeçalhos H3 onde for relevante. Isso ajuda a manter o conteúdo envolvente, porque ninguém gosta ( ou lê ) paredes de texto!

Também procuro, carrego e insiro quaisquer imagens que serão usadas no artigo, certificando-me de que:

  • São salvos com a palavra-chave - preset-lightroom-gratis.jpg é o formato que escolho
  • Ter a tag ALT corretamente preenchida para deficientes visuais, embora ainda contenha minha palavra-chave
  • São salvos em um tamanho de arquivo pequeno o suficiente para evitar um carregamento lento da página

CONCLUSÕES DE SEO PARA BLOG

Por fim, a etapa final para fazer o SEO de uma postagem no blog é incluir a palavra-chave de cauda longa no URL da postagem e a meta descrição, que é visível nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Como resultado, as principais dicas e mais fundamentais são: 

  • Não adicione a palavra-chave escolhida mais do que algumas vezes - isso é 'excesso de palavras-chave' e uma má prática!
  • Escreva para as pessoas, então é bom ler
  • Inclua formatação para quebrar o texto e informar ao Google sobre o que trata o conteúdo
  • Incluir imagens relevantes e com tamanho de arquivo pequeno

Acima de tudo, aproveite o processo. Escrever conteúdo otimizado para SEO deve ser um processo divertido, então não se preocupe!

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